Os 7 passos para um 2016 de sucesso na sua nova empresa.

O ano novo está aí, e você logo pensa: Ano Novo, Vida Nova. Então esta é a hora de você tirar seus planos do papel e colocar em prática. É hora de dar vida aos seus sonhos, é hora de dar vida a sua empresa.

Com o intuito de ajudar você a colocar isso em prática, a Aguiais Finanças e Consultoria elaborou 7 características necessárias para que você possa realizar esse seu sonho e ter sucesso no seu novo empreendimento.

1-    Iniciativa

O conceito de iniciativa é bem básico: dar início a algo. É o primeiro passo para um projeto ou o ponto de partida de uma ação. Em qualquer atividade que você for realizar em sua vida, é de extrema importância ter iniciativa. Então tenha disposição para dar início ao seu plano, tire-o do papel, vá na frente, dê o primeiro passo.

2-    Coragem para correr riscos

Sabe aquela pessoa que você admira e se pergunta qual o segredo do sucesso dela? Então, esse é o segredo. Ter coragem! A atividade empresária é uma atividade de risco, e talvez por isso seja uma atividade que pode trazer grandes retornos. E por isso é preciso ter coragem para correr esses riscos. Mas lembre-se, correr riscos não é a mesma coisa de correr perigo. O empreendedor que corre perigo é aquele que está desinformado. Já o empreendedor que corre riscos é aquele que planejou,  calculou os riscos.

3-    Planejamento

Não basta ter iniciativa e coragem para começar um negócio. É preciso planejamento. Mas o que é planejar? É simplesmente criar um plano de ação para alcançar um objetivo. Com esse planejamento você saberá onde a sua empresa está, para onde ela quer ir e o que será necessário ser feito para que você chegue lá. Você pode contar com o auxílio de profissionais especializados em negócios para te ajudar nessa etapa e diminuir os riscos de erros.

4-    Análise Crítica

A análise crítica é o simples fato de você olhar para a sua ideia de forma crítica. Ou seja, pegue a sua ideia e veja quais os prós e contras que ela possui. Muitas vezes você pode pensar que o seu negócio terá sucesso por ser o único naquele nesse segmento naquele local. Mas, será que ninguém nunca teve essa ideia maravilhosa ou será que os que tiveram viram que não era viável? Pense nesse negócio, veja tudo o que ele pode oferecer e a quais riscos ele te deixará exposto. Deixe a visão romântica para depois. Agora é hora de ter criticidade. Se necessário contrate uma consultoria especializada que possa te ajudar a fazer toda a análise crítica das suas ideias e do seu novo empreendimento.

5-    Eficiência

Procure garantir que a sua empresa aproveite muito bem de todos os recursos que ela tenha disponível. Conquiste novos clientes, mas mantenha os antigos. Não fique desatento, mantenha a qualidade, acompanhe, opine.

6-    Determinação

E, por fim, temos a determinação. Esteja determinado a alcançar seus objetivos. A atividade empresária não é uma atividade fácil, na qual você irá relaxar e deixar tudo acontecer por si mesmo. É necessário determinação e foco. A determinação e necessária porque surgirão vários obstáculos no caminho, mas você tem que estar determinado a vencê-los. Muitas vezes, com esses obstáculos, você pode começar a perder o rumo da sua empresa, e o foco irá lhe indicar para onde você quer ir.

7-    Tenha um auxílio profissional

Um profissional que conheça da área de empreendedorismo irá te ajudar a percorrer todo esse caminho e muito mais. Eles têm conhecimento de mercado, fazem inúmeras análises de negócios e saberá, tanto na teoria como na prática, quais as atitudes necessárias para o seu negócio dar lucratividade ou recuperar o fôlego.