4 motivos existenciais para ter um Fundo de Reserva da sua empresa

Ter um fundo de reserva é fundamental para auxiliar na liquidez do seu negócio. Analisar custos, levar em consideração tributos e impostos, enfim, tudo é de extrema importância na hora de gerenciar os fundos que um empreendimento necessita para a sua sobrevivência. A estratégia de se manter reservas nem sempre é levada em consideração na administração de uma empresa e isso é o que muitas vezes salva um negócio de um verdadeiro desastre. Neste artigo, abordaremos alguns motivos relevantes para que se leve esta estratégia a sério e apontaremos também o porquê é tão importante se pensar em economia dentro do planejamento empresarial.

Estratégia

19680consultoria_empresarialUma das políticas mais eficazes para se iniciar um fundo de reserva é a contenção de despesas. A planilha de gastos deverá ser discutida para verificar o que poderá ser suprimido, a fim de deixar os indicadores financeiros sempre no azul. Na verdade existem outros meios, mas não existe uma receita de bolo para o sucesso financeiro de um empreendimento. Uma boa dica é a renegociação de débitos diretamente com os credores, o que sempre pode ser uma boa opção, como o Refis ou outras formas de parcelamento, por exemplo. Lembre-se que em função das altas taxas de juros, a contratação de um empréstimo bancário deve ser a última das opções.

Demissões

64842254_1-Imagemns-de-Formacao-Gestao-do-Stress

Demissões, tal como o pagamento de suas devidas indenizações, é algo que faz parte da vida de todo negócio. Um fundo de reserva deve ser pensado nesse sentido, para que este tipo de acontecimento não desequilibre as finanças do empreendimento.

13º Salário
O ideal é que uma reserva mensal seja aprovisionada, para que este tipo de despesa seja devidamente honrada. Não deixe para a última hora, inconvenientes acontecem e isso pode trazer sérios problemas para a empresa.

Impostos

Ter um fundo de reservas para pagamentos de impostos vai te aliviar na hora de fazer o aporte final. O seu contador poderá te auxiliar a provisionar seus gastos nesta área para que você possa poupar antecipadamente. É importante fazer este provisionamento para não ser pego de surpresa quando for fazer a declaração de imposto de renda da sua empresa.

Quais são as melhores formas de investir?show

Agora que já argumentamos sobre bons motivos para que um fundo de reserva seja mantido, vamos falar um pouco a respeito de investimento. Apesar da economia do Brasil ter se alterado muito de 20 anos pra cá, e os números estarem se aproximando das principais economias mundiais, é sabido que existem as recessões, os problemas relacionados à administração perdulária, e o fato de que não há mágica para a rentabilização de um investimento (e este é outro motivo para se trabalhar sempre com um fundo de reserva!). O ideal é pensar que os investimentos não se prestam sempre a fazer o dinheiro de sua empresa render, mas sim, proteger o capital da inflação. Uma das formas mais eficazes de se investir, é no conhecimento dos sócios. Aprender novas tecnologias, aprender mais sobre o mercado financeiro, enfim, tudo que pode ser revestido em prol da empresa. Podemos ir à insolvência, mas o que está dentro da nossa mente jamais será perdido. Na era do conhecimento, sabedoria é sinônimo de ganho financeiro, ou algo que o fará.

Saindo um pouco do aspecto filosófico, saiba que existe vida além dos investimentos mais comuns. Para o MEI e para as PMEs, nem tudo se resume à poupança! Um consultor financeiro poderá lhe dar boas dicas a respeito das modalidades mais rentáveis da atualidade. O ideal é que as aplicações sejam feitas de formas variadas, tendo diferentes veículos financeiros para investimentos em curto, médio e longo prazo. Lembrando que o fundamental para a saúde financeira é sempre planejamento e vigilância de cada situação que acontece no negócio dia após dia.

 

Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar:

Email: contato@aguiais.com.br

Sede: Av. Goiás, 623 Sl. 1.103 – Centro

Goiânia – GO CEP 74015 906

(62) 4101 9339 / 9253 0386

Tags: Economista, Goiânia, Redução de Tributos, IRPJ, Serviços de medicina, clinicas médicas, odontologia, Finanças Empresariais, Economia e Finanças, Gestão e Negócios, Soluções Empresariais, Consultoria Financeira, Consultoria Estratégica, Consultoria Operacional, Avaliação de Empresas, Incentivos Fiscais, Beneficios Fiscais, Planejamento Tributário, Redução de Impostos/Tributos, CSLL, redução na base de cálculo do imposto de renda, redução de tributos, política tributária.