FCO – PRIMEIROS PASSOS

Esta é uma dúvida constante junto aos clientes: quais são os primeiros passos para acessar o financiamento FCO? Vou tentar explicar em poucas palavras as primeiras ações que devem ser tomadas pelo empresário para ter este financiamento.

 

Passo 1 – Orçamentos dos investimentos previstos no projeto emitidos pelos prestadores de serviços.

Esta é a primeira parte do projeto e onde pode apresentar as maiores falhas, por isto é importante extrema atenção a este ponto. O empresário deve solicitar orçamentos de todos os investimentos que estarão incluídos no projeto, mesmo que estes não serão financiados. Isto é para que o consultor tenha  condições de mostrar qual é a linha de financiamento mais viável para o seu empreendimento.

Primeiro Elaborar todos os orçamentos do projeto.

Se forem feitas construções, é preciso pegar o orçamento com a construtora/incorporadora que irá fazer a construção. Também é preciso fazer todos os projetos de arquitetura e engenharia (estrutural, hidro-sanitário, elétrico, etc.) porque o valor pago por estes projetos também estarão dentro do financiamento. Se forem adquiridas máquinas e equipamentos é preciso fazer o orçamento de todos estes equipamentos para a produção do empreendimento. Outros itens que devem ser orçados são os móveis e utensílios, tanto para o setor administrativo quanto para a produção. Ou seja, todos os itens que farão a empresa funcionar deverão estar dentro dos orçamentos,  mesmo que não sejam financiados. Veja a necessidade de contrapartidas para o FCO.

 

Passo 2 – Assinatura do Contrato de Elaboração dos Projetos de Viabilidade Econômico-financeira para o FCO

O próximo passo é entrar em contato conosco para agendar uma reunião e assinarmos o contrato de prestação de serviços. O escopo do contrato está de acordo com as necessidades do Agente Financeiro em questão (Banco do Brasil S/A e/ou GoiásFomento S/A) e com os roteiros básicos para a operação desejada e de conformidade com o exercício profissional em Economia no Brasil, regida pela Lei nº 1.411 de 13 de Agosto de 1951 e regulamentada pelo Dec. Nº 31.794 de 17 de novembro de 1952.

 

Passo 3 – Elaboração da Carta-Consulta

O próximo passo é elaboração da carta consulta, que será feita por um consultor especializado com as informações da sua empresa. Na assinatura do contrato, será repassado uma lista de documentos e informações necessárias para elaboração desta carta consulta.

 

Passo 4 – Elaboração do Projeto FCO

Na elaboração dos Projetos FCO serão feitas todas as análises financeiras e econômicas para viabilizar o seu projeto. Esses estudos visam transmitir ao investidor uma clara noção quanto ao retorno do investimento que pretende realizar, possibilitando a correta tomada de decisão amparada em um parecer técnico feito por um economista. Neste estudo são feitas análises mercadológicas, estruturais, de localização, de custos e receitas do empreendimento visando dotar o empresário de um planejamento consistente e completo.

 

 

Entre em contato conosco e veja as etapas necessárias para obter este financiamento:

Email: contato@aguiais.com.br

Sede:

Rua 217, nº 728 Qd. 47 Lt 11 Setor Leste Universitário
Goiânia – GO CEP 74603-090
(62) 4101 9339 / 99253 0386
Email: contato@aguiais.com.br

 

Tags: Economista, Goiânia, Projetos FCO, Projetos BNDES, Projetos PRODUZIR, Projetos FOMENTAR, Dinheiro FCO, Financiamento FCO, Carta Consulta FCO, PROGER, PROGEREN, Capital de Giro, Finanças Empresariais, Plano de Negócios, Projetos de Viabilidade, Economia e Finanças, Gestão e Negócios, Soluções Empresariais, Consultoria Financeira, Consultoria Estratégica, Consultoria Operacional, Avaliação de Empresas, Incentivos Fiscais, Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário, Redução de Impostos/Tributos.